AMUD HA SHEDER, em aramaico proto cananeu, pode ser traduzido como pilar de elos e faz relação com a coluna.
A escolha do tema coluna foi em função de todos estarem vivendo numa pandemia. O confinamento fez com que as pessoas fiquem mais em suas casas, onde muitas vezes não têm móveis adaptados (cadeiras, mesas) para um trabalho que pode exigir de seis a oito horas por dia de home-office.
Pode haver alguma dúvida em relação à abrangência da Medicina Cabalista no sentido da cura mais profundamente. Quem é fisioterapeuta, nutricionista ou qualquer um que trabalhe com o corpo, vai se identificar muito com a Medicina Cabalista, porque ela tem um olhar profundo para a anatomia, entendendo o funcionamento do organismo, não só organicamente, mas também percebendo o que está por trás, já que trata das energias que estão ligadas as funcionalidades, que inteligência reside em cada parte do corpo.
A Medicina Cabalista entende a fisicalidade da coluna e isso é fundamental para saber como o ser humano é constituído e quais são as mensagens que essa parte do corpo emite.
A coluna permite tanto a locomoção, quanto a transmissão de mensagens. Qualquer informação nervosa, passa por dentro da coluna para chegar ao cérebro. Ela é como se fosse um duto de energia elétrica.
É responsável pela iluminação, que é a adesão a um nível de consciência mais elevado, coletivo. Traz lucidez no que acontece no interior e exterior do homem, faz ligação com a terra, que é o mundo das manifestações físicas com o céu, das emanações, que nos conecta a toda essa teia macro, do qual somos todos integrantes.
O alfabeto aramaico é igual ao romano e hebraico, sendo assim, esse não possui números, somente letras. Dessa maneira, para a Cabala Ancestral, o número trinta e três é formado pelas letras LAMAD e GAMAL, formando a palavra LAG, que diz respeito ao ponto mais alto de alguma coisa. Se invertemos as letras, teremos a palavra GAL, que significa onda. Assim, podemos deduzir que a coluna é uma onda que me permite alcançar o ápice da evolução.
A coluna é tanto uma estrutura sólida, quanto flexível, o que permite o amortecimento do peso são as curvas cervicais, torácicas e lombares.
Os discos intervertebrais são gelatinosos e o que os nutre é água, a hidratação é fundamental para irrigar os discos e manter a saúde da coluna.
O aramaico ajuda a entender as patologias, o porquê quando um disco intervertebral se quebra, você rompeu um elo (no sentido de vínculos). Todo rompimento de vínculo, de qualquer espécie na vida, toda sensação de não pertencimento à um coletivo, impacta diretamente na coluna como uma hérnia de disco, a solução é ter uma visão sistêmica da vida, sabendo que todo vínculo, que é verdadeiramente sólido (e também flexível), não se rompe. Os vínculos nutrem o ser humano.
É importante salientar que a Medicina Cabalista não se baseia num pensamento cartesiano, cada organismo reage de uma forma. Todos têm um órgão de choque, que é um ponto frágil, que se torna uma porta aberta. Se o indivíduo tem um corpo saudável, normalmente, o impacto dos acontecimentos atinge o órgão de choque.
Todos os sentimentos e experiências ruins reverberam no corpo. Quando nossas emoções se depositam na coluna, a capacidade de esforço fica comprometida, fazendo com que mais esforço seja necessário para alcançar os objetivos.
Assim, podemos dizer que a inteligência da coluna possibilita o manejo dos imprevistos da vida, já que nos ensina a ter solidez para colocar os objetivos em prática e maleabilidade para se adaptar a um ambiente diferente daquele já conhecido.