Será que a escassez existe para nos aprisionar e nos manter numa vida medíocre? Ou vem para a nossa vida como uma punição? O nosso comportamento e estado de consciência têm o poder de modificar a forma como vemos as nossas carências e de encerrar os ciclos de escassez que vivemos nas diversas áreas da vida?
Sim. Todos podem sair de ciclos de escassez. Para tanto, é necessário que entendamos que a escassez vem para a nossa vida para nos mostrar as nossas limitações e nos ensinar a superá-las. Contudo, a escassez não se limita à nossa vida financeira. Ela pode se manifestar na nossa saúde, na vida profissional, nas relações afetivas e em qualquer outra área da vida.
Então, comece o seu plano VOE de hoje respondendo a seguinte pergunta: “Se a escassez que vivo hoje fosse uma professora, que lição ela estaria me ensinando agora? Quais limitações estão me impedindo de seguir adiante e como superá-las?”. Sobretudo, é importante que você considere que as limitações são pessoais e só você pode identificá-las.
Para tornar menos difícil a tarefa de romper com os ciclos de escassez de sua vida, a seguir estão descritos três ensinamentos preciosos para você trabalhar no seu processo.
1. OS PROBLEMAS NÃO SÃO PERMANENTES
Problemas são fatos que esbarram em nossas limitações e dificuldades internas. Portanto, os problemas surgem em nossa vida quando estamos prontos para começar a transpor as nossas limitações. Assim, a escassez nos indica que já estamos no ponto para identificar as limitações e trabalhar para superá-las. Nesse sentido, encare os seus problemas como possibilidades para operar transformações em sua vida. A vida está em constante fluxo e modificação. Então, não veja a frustração que a escassez traz como uma parceira eterna para a sua vida. Em suma, amplie seus limites e fronteiras e a frustração irá desaparecendo.
2. NÃO GENERALIZE
Identifique a área da sua vida que está passando por um ciclo de escassez. Um problema em uma área da sua vida não define a sua vida toda! Observe como é comum as pessoas dizerem que estão mal na vida, quando elas têm um problema específico em uma ou duas áreas da vida. Não faça isso! Um problema profissional não tira o valor de suas relações afetivas e/ou de sua saúde. Toda vez que você se deparar com um problema, lembre-se de toda a riqueza que existe nas outras áreas da sua vida.
3. A VIDA NÃO TEM UM PROBLEMA PESSOAL COM VOCÊ
Não procure os responsáveis ou culpados pelos seus problemas. Tome posse deles e responsabilize-se por solucioná-los. Mas não se culpe por eles. A escassez não veio para a sua vida para puni-lo nem porque há alguma coisa muito errada com você. Ninguém está fadado a viver na escassez. Todos temos problemas e eles são, para todos nós, um convite à evolução.
Para começar a romper com seus ciclos de escassez, seguem dois exercícios para você fazer ao longo da semana:
- Faça uma lista das carências que você tem na sua vida hoje. Reconheça que os três ensinamentos que vimos anteriormente se aplicam a cada escassez listada: ela não é definitiva, há riqueza em outras áreas e ela não chegou na sua vida por culpa de ninguém nem porque a vida está lhe perseguindo; e
- Pense o que cada escassez listada está lhe ensinando. Identifique a limitação existente e a direção que você deve tomar para superá-la, a fim de também superar o problema.