O VOE de hoje nos traz mais um momento para construirmos juntos o nosso plano de voo, a possibilidade de promovermos uma saúde integral. Uma vida mais saudável em todas as áreas, entendendo a autossabotagem.
Antes de começarmos no assunto do nosso VOE de hoje, precisamos entender que estamos ancorados na Tradição da Sabedoria da Cabala Ancestral. Nesse sentido, é pertinente pontuarmos que essa Tradição não tem cunho religioso, pois se trata de uma sabedoria milenar, de origem anterior ao período paleolítico, ao patriarcado, antes mesmo da criação das religiões.
Todavia, por que a Cabala Ancestral é o pilar de sustentação da Escola Amarit, se somos uma organização especializada em saúde integral?
A começar pelo nome, Cabala, que significa RECEBER, essa tradição milenar nos ensina um novo modo de viver, a liberdade de pensar, de ver a vida para além das aparências, para além do senso comum. Sendo assim, uma guiança fundamental para a construção da saúde na nossa vida, de uma forma plena e ampla.
Essa saúde integral está relacionada aos problemas do ser humano, que estão ancorados em duas dores: ou estamos recebendo da vida o que não queremos receber, ou não estamos recebendo da vida aquilo que gostaríamos de receber.
Somente criando estratégias podemos entender as raízes destas duas dores, e a partir de pequenas mudanças internas e externas, transformar a nossa realidade.
Autossabotagem
Agora, entrando no assunto do nosso VOE de hoje, que traz um tema fundamental, que muitos de nós já ouvimos falar, estudamos ou lemos a respeito, trata-se da autossabotagem.
A autossabotagem acontece quando fazemos alguma coisa que nos leva na direção contrária aos objetivos que temos, ou quando, deixamos de fazer algo que poderia nos aproximar dos nossos objetivos.
Porém, todos queremos uma vida melhor, com menos desgaste, menos perda de energia, com mais prosperidade, melhores relacionamentos, mais tranquilidade, saúde, etc. Contudo, se todos desejamos uma vida melhor, porque nos sabotamos?
Você está se sabotando em alguma área da sua vida ou está tranquilo quanto a isso?
Precisamos entender que a autossabotagem não acontece por acaso. Por mais estranho e sem sentido que possa parecer, sempre existem razões que dão origem a esses processos de autossabotagem.
O autoconhecimento nos leva a uma observação mais atenta, e a partir da nossa vida iremos mapear esses processos, tendo um entendimento mais claro a respeito do que está por traz desses processos, criando assim mais condições de construirmos estratégias de transformações reais na nossa vida.
Assim, muitas vezes, pequenas atitudes e coisas simples são necessárias para facilitar algum projeto que estamos buscando desenvolver, mas terminamos não fazendo, nos sabotamos, trazendo problemas e prejuízos para nossa vida.
Logo, quando adiamos eternamente pequenas mudanças, mesmo sem ter consciência disso afetamos diretamente os nossos relacionamentos, nossa casa, nosso trabalho, e nossa saúde integral.
Reflexões para identificar a autossabotagem
É precioso olhar para dentro de nós, e a partir disso fazer uma reflexão. As perguntas são importantes para darmos início ao processo de autoconhecimento.
-
De que forma estamos nos sabotando?
-
Estou buscando a perfeição? Porque? Para quem?
-
Estou me movimentando para perceber novas possibilidades?
-
Começo as coisa e não termino?
-
Tenho muito conhecimento, mas termino não levando isso para o mundo?
-
Termino sempre me sentindo incapaz de dar o primeiro passo?
-
Apesar de todo conhecimento, todos os cursos, todas as especializações, não consigo ir adiante?
Portanto, essas perguntas são importantes mas não suficientes, porque a autossabotagem é um processo sutil, não temos clareza sobre ele, é um ponto cego. Afinal, esse processo é simplesmente o reflexo da nossa mente estreita, das emoções negativas que carregamos, das nossas crenças limitantes e etc…
A chave para identificar a autossabotagem
O autoconhecimento nos faz olhar e perceber os sabotadores, as raízes mais profundas, que muitas vezes nos levam a fermentar nossos problemas, criando sofrimentos desnecessários na nossa vida.
Além disso, é também o autoconhecimento que nos leva a construção de uma saúde integral de uma vida mais plena, com mais criatividade e clareza dos nossos objetivos. É, portanto, o autoconhecimento a chave para idenficarmos a autossabotagem.
Sob o mesmo ponto de vista, para trilharmos o caminho do autoconhecimento não precisamos estar sozinhos, até porque quando caminhamos sozinhos temos grandes chances de nos perder no meio do caminho.
Por isso, estamos aqui, para te ajudar a dar os primeiros passos na construção do autoconhecimento, entender melhor sobre autossabotagem, e outros temas que trazemos para nosso VOE. Dessa maneira, juntos vamos construir um plano de VOO que nos tire da escravidão, nos levando para uma vida mais próspera e mais saudável.