Nesse artigo, vamos entender como usar os problemas como aliados de nossa vida.
Primeiramente, é comum na contemporaneidade entendermos os problemas, as dores, e os desafios, como sendo dificuldades que nos levam à estagnação e ao desequilíbrio.
Diante disso, será que todas essas questões não podem nos impulsionar, nos oferecendo possibilidades de darmos um grande passo na vida?
Tirando a visão romântica, aquela que acredita que tudo vai dar certo no final, há sim uma estratégia clara e assertiva a ser construída, assim não ficaremos reféns dos problemas, e nem teremos de suportá-los.
Além disso, sabendo que o compromisso de cada um, é, na verdade, evoluir. Para isso, podemos usar os problemas como aliados, dando um passo à frente e indo além na busca da nossa melhor versão.
Percepções diante de um problema
Sobretudo, algumas percepções são importantes no momento que detectamos ter um problema, como, por exemplo, ter consciência. Eles sempre nos apontam, e esbarram nas nossas limitações, se nos dispomos a fazer um movimento de contração, podemos perceber qual limitação nos apresentou essa dificuldade, esse desafio.
Contudo, usar os problemas como aliados, não significa de forma alguma tirar os problemas da nossa vida, porque em algum momento questões sérias podem chegar, e é preciso aprender a recebê-las com sabedoria.
Assim, se a vida nos apresenta um problema, está querendo nos mostrar em que área da nossa vida podemos evoluir nesse momento.
Então, não é possível pular etapas, é preciso nos dispor a passar por todas as etapas do processo, ou não veremos as mudanças que queremos ver.
Temos, portanto, que ter disposição para essas mudanças, interromper as conclusões que a nossa mente foi construindo ao longo do caminho, e que coloca tudo em caixinhas separadas. Logo, é importante sairmos da mente, só através do treinamento teremos êxito nessa etapa.
Em suma, algumas dicas para usar os problemas como aliados são: construir o hábito de fazer perguntas, ter curiosidade para experimentar coisas novas, visitar lugares que não conhecemos, escutar uma música de um estilo que não estamos acostumados, nos fará circular em universos diferentes, respirar outros ares, nos permitirá abrir nossa criatividade, nos levará a outra formas de ver a vida e tudo que nos chega.
Plano de voe
Agora, estas 7 perguntas a seguir irão nos nortear, permitindo-nos ver e usar nossos problemas como aliados.
1) Qual é a sua reação quando as coisas não saem como você planejou?
2) O que você pensa quando as coisas não saem como você planejou?
3) Como você se sente ao pensar isso?
4) Você consegue identificar os sinais que o corpo dá quando sente tudo isso?
5 ) Com que frequência você fica surpresa, ou surpreso, quando as pessoas
te dizem que você teve um comportamento inadequado?
6) Como você pode dar outro significado para aquilo que está acontecendo?
7) Onde posso colocar o meu foco para experimentar emoções mais positivas, ou menos destrutivas?
O exercício dessa semana é refletir sobre cada uma dessas perguntas e escrever em um caderno as respostas para cada uma delas.
Crédito da imagem: Imagem de pch.vector no Freepik
E