O Voe de hoje nos traz novamente a possibilidade de construirmos a cura em qualquer área de nossa vida. O conceito de cura, segundo a Caba Ancestral, tradição milenar que nos orienta e nos guia, nos ensina a vermos essa cura da seguinte maneira:
Cura = modo de construção.
Nada do que chega na nossa vida é por acaso, tudo é construído ao longo do caminho, mesmo que muitas vezes não tenhamos consciência disso, os acontecimentos possuem suas sementes e suas raízes.
Muitos de nós temos um desejo genuíno de alcançarmos a resolução dos problemas práticos da vida, e de certa forma quando não conseguimos atingir os objetivos esperados, nos sentimos cansados e desistimos.
É comum que busquemos essas soluções indo para fora, para a exterioridade. No entanto, existem 3 processos fundamentais para a construção dessa cura, que serão vistos em detalhes logo abaixo.
Condições fundamentais para cura
As 3 condições fundamentais para a cura devem estar presentes em qualquer área da nossa vida:
1ª Esvaziamento
Diferente do que acreditamos, novas formações, novas técnicas, novos conhecimentos, isso é, acrescentar, pode ser importante, mas não vai ser eficaz nas soluções de nossos problemas sem antes passarmos pela etapa do esvaziamento. Existe uma parte de nós que se aproxima dos desafios para que possamos abrir a possibilidades de mudanças reais.
Quando você voa para se lançar em qualquer coisa na sua vida, o primeiro movimento deve ser de contração, e não de expansão. Todas as vezes que estivermos em um momento marcante em qualque área nossa vida, é imprescindível esvaziar- se, para que o novo possa caber, e a partir desse esvaziamento ver o que não conseguimos ver até agora.
2ª Descobrimento
A base para que essa condição aconteça de maneira saudável e satisfatória será a curiosidade. Para que o processo de descobrimento seja eficaz e nos conduza a novos caminhos, novas soluções, novas possibilidades, nossos dons, e criatividade é necessário que sejamos curiosos. Trocar a curiosidade pelos manuais não nos levará a esse encontro, se os manuais garantissem o sucesso, a humanidade já estaria em outro patamar.
Não é alguém nos dizendo como fazer que vamos chegar a uma segurança financeira, satisfação profissional, relacional, familiar, ou em qualquer área da nossa vida. Isso até pode acontecer, mas é preciso pensarmos em construirmos o nosso próprio caminho. Despertar a nossa criatividade, pensar nossos problemas de uma maneira diferente poderá nos levar a soluções mais saudáveis.
Se nossos ancestrais não tivessem construído modos diferentes de caminhar não teriam sobrevivido, e nós não estaríamos aqui para caminharmos juntos.
3ª Correção
Seja qual for as privações que estejamos passando em qualquer área da nossa vida, não há um decreto que vá nos manter nesse lugar.
É comum desistirmos nessa terceira etapa, porque não acreditamos na mudança, e muitas vezes pensamos que não vamos conseguir. No entanto, quando caminhamos buscando a construção da liberdade, vamos descobrir que já temos essa possibilidade, porém é preciso entrar no processo de correção, e para tanto é fundamental tomarmos posse do que está acontecendo na nossa vida. Contudo, o que seria tomar posse dos acontecimentos da nossa vida?
Trazer esses acontecimentos para nosso campo de batalha, não precisamos ter medo, e é assim que vamos saber o que nos levou para a situação que estamos passando nesse momento, suas sementes e raízes. Fazer as coisas sempre do mesmo jeito, nos impede de evoluir, de ajustar as engrenagens, apertar os parafusos, e de chegar a lugares diferentes.
Não há julgamento, punição nem cobranças no período de ajustar nosso carinho, e seguir em direção ao destino que queremos alcançar, com leveza e suavidade, sem pressa, celebrando cada passo, cada conquista.
A celebração, a alegria e o contentamento serão fundamentais em todo processo, regulam e mudam naturalmente o nosso estado de espírito, abrem a possibilidade de mudarmos a realidade, e descobrimos quanta riqueza, quantas potencialidades, quantos recursos já temos disponível hoje para tomarmos posse da vida nesse momento.
Plano de voe para construção da cura
- Esvaziar: verificar 5 a 10 coisas que desejamos parar de fazer, ou reduzir. O que temos de esvaziar? O que está na hora de ser removido?
- Descobrimento: identificar 5 a 10 coisas que queremos conhecer, novas, diferentes do estilo que estamos acostumados.
- Correção: selecionar 5 a 10 coisas que precisamos corrigir em nós.