O tempo é personalizado e intransferível, mas todos recebemos as mesmas 24 horas
Já parou para pensar nisso? O dia tem 24 horas para todos nós! Mas… por que algumas pessoas conseguem fazer tantas coisas incríveis nesse espaço de tempo e outras têm tanta dificuldade para realizar poucas atividades? A resposta é simples: existem pessoas que, diante de um problema, ficam atentas às possibilidades de solução e outras que pensam no problema o tempo todo e se perdem nele sem ver a saída. Por isso, nesse artigo, o nosso plano VOE trata do tema “o tempo é personalizado e intransferível” para ajudá-lo a entender mais o que acontece com seu tempo.
Vilões externos para a falta de tempo
Se você sofre de falta de tempo ou tem a sensação de que o dia dos outros é maior do que o seu, saiba que não adiantaria colocar 30 horas no seu dia. Assim, você, provavelmente, convive com vilões que se “alimentam” do seu tempo e, quanto mais tempo você tiver, mais horas eles consumirão. Então, observe seu dia e procure identificar quais vilões você anda alimentando. Existem muitos, mas vamos falar dos quatro principais.
Interrupções: acontecem sempre que você se concentra na execução de uma tarefa ou na construção de solução para um problema e você faz tudo de forma picotada e sem fluidez nem continuada devido a diversas interrupções. Por exemplo, os filhos, o marido ou a esposa, os pais, o chefe, o colega de escritório. Por causa dessas interrupções, você pode ter um padrão de vida inacabado.
Imprevistos: tudo aquilo que não foi previsto e que aflora no curso de um processo para nos paralisar. Observe, no entanto, se você não está chamando de imprevisto aquilo que apenas não foi cuidado a tempo. Um olhar cuidadoso sobre os recursos necessários para a realização de seus objetivos poderá evitar muitos “imprevistos previsíveis” e livrar você do papel de “apagador de incêndio”.
Excesso de informações: podemos nos ocupar ou ficarmos distraídos durante um dia inteiro com o uso das redes sociais, aplicativos de mensagens e correspondências, podcasts, canais de notícias e telemarketing. Você se reconhece na frente do computador ou com o celular na mão, já esquecido do que estava fazendo?
Ausência de planejamento ou planejamento mal elaborado: planejar seus objetivos, com detalhamento das atividades envolvidas, prazos realistas e recursos necessários ajudam a alcançar um resultado positivo. Assim, muitos dos “imprevistos” que aparecem em sua rotina desaparecerão de sua vida.
Raízes para os vilões da falta de tempo
Agora que você já entendeu como o seu tempo está sumindo da sua frente, saiba que esses vilões não apareceram do nada. Eles têm suas raízes em dificuldades internas que, aparentemente, não tem relação com o seu tempo. Mas isso é só aparentemente. A seguir, vamos ver algumas raízes possíveis para os vilões externos citados acima.
1. Dificuldade em dizer “não” relacionada com o vilão externo, interrupções
A culpa que sentimos em não atender ao chamado de um filho, o medo de desagradar o parceiro ou a parceira e de perder o seu afeto, a sensação de não estar honrando os pais, o receio de ser julgado antipático pelos colegas de trabalho ou, até mesmo, de perder o emprego são algumas das possíveis razões para as interrupções que as pessoas do nosso convívio nos impõem e que nós aceitamos e incentivamos com o nosso comportamento. Limites fazem parte da vida e devemos defini-los para que as relações se desenvolvam de uma maneira melhor para todos os envolvidos. Reserve um tempo de qualidade para seus filhos, companheiros, família e colegas. Você, para não dizer “agora não”, acaba oferecendo a todos uma atenção picotada, exatamente como acontece com as suas tarefas.
2. Dificuldade em delegar e/ou falta de conhecimento para planejar relacionado com o vilão externo, imprevistos
Conforme já dissemos antes, a maior parte dos “imprevistos” seriam previsíveis se tivéssemos prestado um mínimo de atenção a eles. No planejamento, podemos identificar o que é desejável para resolvermos a priori, antes que se torne necessário e, depois, urgente, para finalmente se tornar inadiável e virar incêndio a ser apagado. Se você não sabe como planejar, procure ajuda para aprender, mas não abra mão dessa etapa. Aproveite para exercitar a delegação de poderes. Não precisamos fazer tudo. Identifique com quem você pode contar.
3. Ansiedade relacionada com o vilão externo, excesso de informações
Uma condição quase que geral na humanidade inteira. No caso específico da lida com o tempo, a ansiedade se manifesta na pressão que sentimos em ter que resolver tudo no momento em que as demandas surgem. Você não tem que ler cada mensagem que chega no instante em que chega nem responder imediatamente a cada e-mail. Então, embora seja saudável querer estar atualizado e ser gentil com as pessoas que o procuram, reserve um horário (definido e limitado) para ler as notícias e responder os e-mails e mensagens recebidas.
4. Desorganização relacionada com o vilão externo, ausência de planejamento
Muitas vezes associada a esquemas rígidos de educação na infância. O excesso de regras, ordens e rotinas estabelecidas quando erámos crianças podem levar os adultos à desorganização e à falta de disciplina. A desorganização não é necessariamente uma característica presente em todas as áreas. Ela pode ser específica para algumas atividades.
Exercício
Pelo menos durante uma semana reflita sobre essas questões e imagine qual pequeno passo você já pode começar a dar para diminuir a interferência dos seus vilões na forma como você lida com o seu tempo.